Declaração Anual pelo App da SmartMEI

A Declaração Anual do Simples Nacional (DASN) é obrigatória para todo Microempreendedor Individual – mesmo que a sua empresa não tenha faturado absolutamente nada no período declarado e não tenha ficado aberta durante o ano inteiro.

Nesta declaração você deve dizer o quanto faturou no ano anterior, ou seja, o valor total ganho com vendas de mercadorias e prestações de serviço, quanto deste faturamento veio de outras cidades e se você teve funcionário registrado no ano anterior. O prazo para a entrega se repete sempre: a Declaração deve ser feita sempre até o dia 31 de maio.

Manter suas obrigações com o governo em dia é sempre muito importante (sua empresa pode ser fechada ou desenquadrada caso você não esteja em dia), mas nesse caso o incentivo também é financeiro: quem perde o prazo tem que pagar multa de R$50 por cada declaração atrasada. Deixar atrasar é jogar dinheiro no lixo!

Declarar sua DASN pelo App da SmartMEI é muito fácil e seguro. Pelo App a gente também te ajuda a a calcular quanto você teve de faturamento no ano e a não se esquecer de fazer sua declaração anual.

Baixe o App da SmartMEI gratuitamente clicando no botão abaixo:

 

 

Agora é só seguir estes passos e em poucos minutos você terá feito sua declaração anual.

 

Enviando sua declaração anual

Para começar você deve baixar nosso App pelo Google Play. É só digitar “SmartMEI” e instalar o App gratuitamente.

 

 

 

Após se cadastrar na SmartMEI, basta clicar em “Obrigações” localizado no menu inferior do App.

 

 

 

Nesta tela clique em “Fazer declaração anual” para prosseguir.

 

 

 

No topo da tela de declaração você consegue ver o status das suas declarações em cada ano.

Aparecerá “Transmitido” em verde para todos os anos que foram declarados com sucesso. “Não transmitido” escrito em laranja significa que a Declaração ainda não foi feita para o ano selecionado.

 

 

 

Para selecionar um ano clique na flechinha ao lado do ano.

Lembre-se de que você só consegue fazer suas DASN em ordem cronológica, ou seja, caso tenha mais de uma declaração anual pendente você sempre terá que declarar a mais antiga primeiro até chegar no ano atual.

 

 

 

Nesta mesma tela você terá que informar alguns dados.

Total vendido no ano: Aqui você deve colocar o valor total de faturamento do último ano. Este valor inclui todo o dinheiro que entrou na empresa com venda de produtos e prestação de serviços.

(Dica: não lembra o valor exato? Coloque um valor próximo. Na verdade o governo só quer saber se você não ultrapassou o limite do MEI.)

 

 

 

Total vendido fora da sua cidade: Neste campo a ideia é a mesma do anterior, porém é referente ao seu faturamento de vendas ou prestação de serviços efetuados para uma cidade diferente da sua.

(Aqui você também pode usar um valor aproximado se houver necessidade)

 

 

 

Teve empregado no ano: Clique nesta caixinha caso você tenha contratado um funcionário registrado no ano que estiver declarando.

 

 

 

A tabela “Valores apurados” mostra todas as parcelas de impostos mensais do ano que estiver declarando. O significado de cada coluna nesta tabela é:

PA: Período de apuração, ou seja, o mês que gerou o imposto;

INSS: o valor da sua parcela de imposto que foi repassado para o INSS;

ICMS: o valor da sua parcela de imposto mensal que foi repassado para o seu Estado como ICMS;

ISS: o valor da sua parcela de imposto mensal que foi repassado para a Prefeitura da sua cidade como ISS;

Total: o valor original da sua parcela;

Total pago: quanto você pagou por aquele mês (inclui juros e multa em caso de pagamento em atraso). Se aparecer um traço (“-“), significa que a parcela ainda não foi paga.

(Você pode fazer a Declaração mesmo se ainda tiver parcelas em aberto).

 

 

 

Após preencher todos os dados pedidos clique em “Transmitir declaração”.

 

 

 

Aparecerá na tela um resumo dos dados informados. Aqui você deve checar se está tudo correto.

Se estiver tudo certo clique em “Sim!”, caso queira alterar alguma informação clique em “Quero modificar” e arrume o que for necessário.

 

 

 

Após checar se os dados informados estão corretos e confirmar o envio, sua tela de declaração anual passará a ser como a mostrada abaixo, com “Transmitido” escrito em verde.

Caso você tenha mais DASN a serem declaradas repita o processo para cada ano pendente até ter todas suas declarações em dia!

 

Pronto! Agora você já sabe como manter suas declarações anuais em dia! Baixe o App gratuito da SmartMEI clicando abaixo e simplifique a burocracia da sua empresa!

 

 

Ainda em dúvida? Entre em contato com a gente pelo nosso e-mail (contato@smartmei.com.br).

Quer saber mais sobre sua MEI?