Como emitir seu Imposto DAS

Bom, antes de começar, a gente queria te avisar que você pode checar se os seus pagamentos estão em dia, saber automaticamente o total da sua dívida e emitir todas as guias de pagamento (DAS) da sua MEI direto do seu telefone usando o SmartMEI. Baixe de graça clicando no botão abaixo!

 

 

Não quer usar nosso app? Não tem problema, gente te mostra como fazer tudo sozinho!

Se você tiver qualquer dúvida, é só falar com a gente pelo nosso e-mail (contato@smartmei.com.br).

(É melhor que você faça todos os processos abaixo de um computador, já que o Portal do Empreendedor não é otimizado para celulares.)

 

1. Como acessar o site de Geração de DAS

  • Entre na página de emissão de DAS clicando aqui. Você deve ver a seguinte tela:

  • Digite o CNPJ da sua empresa e o texto da imagem. Clique em “Continuar”. Você deve ver a seguinte tela:


Tudo certo até aqui? Então vamos checar se você está em dia com os seus impostos!

 

2. Como checar a situação dos seus impostos

  • Clique em “Consultas” e em seguida escolha a opção “Extrato” no menu.

  • Você verá a tela a seguir. Escolha o ano da sua consulta e depois clique em “OK”.

  • O sistema irá te mostrar a situação de todos os meses do ano escolhido.

 

Agora é hora de aprender o que significa cada uma das informações mostradas:

Período da apuração: é o mês ao qual o pagamento se refere. As parcelas sempre vencem no mês seguinte (a do mês de Janeiro vence em Fevereiro, a de Fevereiro vence em Março, a de Março em Abril… e assim por diante).

Data da apuração: é quando o boleto para pagamento foi gerado. É normal que mais de um boleto tenha sido gerado para cada mês. Se for o seu caso, não se assuste.

Benefício INSS: mostra se você indicou que estava ou não recebendo benefício do INSS naquele período. Você tem desconto no valor do seu imposto enquanto estiver recebendo benefícios.

INSS, ICMS, ISS: mostram o quanto do seu pagamento mensal vai para cada tipo diferente de imposto. O valor total do seu imposto mensal é calculado automaticamente pelo sistema, baseado nas atividades econômicas que você escolheu para a sua empresa.

Valor apurado: qual é o valor total da sua parcela; Valor devido: qual é o valor ainda em aberto; Valor do DAS: qual é o valor original da guia de pagamento. Estes três valores deveriam sempre ser os mesmos.

Número DAS Gerado: este é um número de controle interno da Receita, não importa muito para você. A informação que importa mais é a que aparece logo abaixo: “PGMEI” ou “DAS Carnê-MEI”. Quando o sistema mostra “PGMEI”, significa que a guia foi gerada pelo site. Quando mostra “DAS Carnê-MEI”, significa que o governo gerou um boleto e enviou na sua casa (ou seja, você deveria ter recebido o Carnê da Cidadania).

Pago: agora chegamos na informação mais importante. Se aparecer “Não” em todas as linhas de um determinado mês, significa que o pagamento não foi feito (ou, se você pagou o DAS recentemente, significa que a Receita ainda não confirmou seu pagamento). Se aparecer “Sim” em pelo menos uma das linhas, significa que o seu pagamento foi reconhecido pela Receita.

Pronto, agora você já sabe como ver quais são as parcelas que estão em aberto. Agora é só repetir este mesmo processo para todos os anos de funcionamento da sua empresa e você conseguirá ver quais são as parcelas que você ainda precisa pagar e o valor original de cada uma delas. Dá um pouco te trabalho, mas é o jeito mais fácil de ter uma ideia do total da sua dívida sozinho.

Você não quer fazer todas estas consultas manualmente e quer saber o valor total corrigido da sua dívida na hora? Baixe o nosso app!

 

 

Agora vamos ver como emitir as guias para os seus impostos a vencer e para os que estão em atraso.

 

3. Como emitir as guias para pagamento

  • Clique em “Emitir Guia de Pagamento (DAS)” no menu. Você verá a tela a seguir:

  • Escolha o ano de vencimento original da Guia que você que pagar e depois clique em “OK”. (Exemplo: se você quer pagar a parcela de Setembro de 2015, escolha “2015”).

 

O que significa cada um dos termos desta tabela:

Período de Apuração: o mês que gerou a cobrança. Lembrando que o vencimento é sempre no mês seguinte ao de apuração (a parcela de Janeiro vence em Fevereiro, a de Fevereiro vence em Março e assim por diante).

Apurado: se já foi gerada uma guia de pagamento para aquele mês. Esta não é uma informação importante.

Situação: se o pagamento foi feito ou não. Aqui podem aparecer três tipos de situação “Pago” (pagamento feito e reconhecido pela Receita), “A vencer” (a data de pagamento ainda não chegou) e “Vencido” (o pagamento está atrasado).

Benefício INSS: como falamos antes, quem está recebendo algum benefício do INSS (ex: auxílio-maternidade) tem desconto no valor do DAS. Marque está opção caso você tenha recebido algum tipo de benefício no mês de apuração da cobrança.

 

Continuando o processo de emissão das sua guias:

  • Escolha os meses para os quais você quer gerar as guias de pagamento e a data desejada do pagamento. Em seguida clique em “Emitir DAS”. Você será levado para a tela a seguir:

 

Pronto! Agora basta clicar em “Imprimir/Visualizar PDF” para ver a sua guia de pagamento.

 

Você não quer ter que fazer tudo isso de um computador? Baixe o nosso app e emita todas as guias pelo seu telefone!

 

 

Ainda em dúvida? Entre em contato com a gente pelo nosso e-mail (contato@smartmei.com.br).

 

Quer saber mais sobre sua MEI?