Registre seu Funcionário

Você tem um funcionário? Faça o registro! (só não se esqueça: como MEI, você só pode contratar uma pessoa).

Em linhas gerais, ao contratar um funcionário você passará a ter uma série de obrigações que vão exigir atenção adicional. São elas:

 

Remuneração

Pela CLT, o seu funcionário tem outros direitos além do salário: é preciso oferecer também adicional por horas extras, 13º salário e férias. Como contratante, você precisará manter um controle do tempo trabalhado pelo seu funcionário, calcular e pagar cada um destes direitos.

O salário do seu empregado também não pode passar de um salário mínimo ou do salário piso da categoria.

 

Impostos sobre a contratação

Como empregador, você vai precisar pagar dois tipos de impostos para o seu funcionário: o FGTS e o INSS. O custo do FGTS é de  8% do salário de seu funcionário e o do INSS é de 3% do salário, ou seja, você vai ter que pagar 11% sobre o salário do seu empregado em impostos.

 

Declarações

Umas vez por ano, você deverá preencher a RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), que deve ser enviada ao Ministério do Trabalho e Emprego (clique aqui para saber mais e enviar a sua RAIS). Além disso, ao demitir seu funcionário você deve preencher um outro documento: o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) (clique aqui para saber mais e enviar o seu relatório).

Entendeu tudo e quer fazer sozinho? Então veja como registrar seu funcionário clicando aqui.

Entendeu, mas não quer perder tanto tempo com tudo isso? O nosso app ainda não faz o registro de funcionários, então está é mais uma daquelas ocasiões em que você deveria procurar a ajuda de um contador.

Quer saber mais sobre sua MEI?